DIA DA TERRA 2023: “INVISTA EM NOSSO PLANETA”

Publicado por: Glícia Favacho

Captura da Web_30-3-2023_112643_www.earthday.org


EARTHDAY (EDO), organizadora global do Dia da Terra e a maior recrutadora de movimentos ambientalistas do mundo, anunciou hoje o tema para o Dia da Terra 2023 – “Invista em Nosso Planeta”. Atuando como uma continuação da campanha bem recebida deste ano, o tema está focado em envolver governos, instituições, empresas e os mais de 1 bilhão de cidadãos que participam anualmente do Dia da Terra para fazer sua parte – todos contabilizados, todos responsáveis.

“Em 2023 devemos nos unir novamente em parceria para o planeta. Empresas, governos e sociedade civil são igualmente responsáveis por tomar medidas contra a crise climática e acender a faísca para acelerar a mudança em direção a um futuro verde, próspero e equitativo. Devemos nos unir em nossa luta pela revolução verde e pela saúde das gerações futuras. A hora é agora de investir em nosso planeta”, disse Kathleen Rogers, presidente da EARTHDAY.ORG.

Investir em uma economia verde é o único caminho para um futuro saudável, próspero e equitativo. A influência humana é inequivocamente culpada pelo aquecimento do planeta e a triste verdade é que algumas formas de ruptura climática serão sentidas nos próximos séculos. No entanto, devemos coletivamente nos afastar da suja economia de combustíveis fósseis e das velhas tecnologias dos séculos passados – e redirecionar a atenção para a criação de uma economia do século 21 que restaure a saúde do nosso planeta, proteja nossa espécie e ofereça oportunidades para todos.

Governos de todo o mundo promulgaram muitas iniciativas significativas de política verde em 2022. No entanto, quase todos os países do mundo não estão no caminho certo para atender à neutralidade dos gases de efeito estufa (GEE) até 2050. É possível manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, mas é necessária uma ação imediata e significativa agora, e os governos não podem fazê-lo sozinhos.

Ao contrário das revoluções econômicas anteriores, desta vez há dois imperativos adicionais: salvar a humanidade da crise climática e construir economias verdes em todos os países para que todos se beneficiem dessa revolução verde. Isso só pode ser feito se investirmos juntos no futuro do nosso planeta.

Governos, empresas e cidadãos são essenciais para aproveitar o progresso revolucionário necessário para salvar a humanidade da crise climática. A superação das alterações climáticas está ao nosso alcance se trabalharmos em conjunto para nos comprometermos com a ação e investirmos no nosso planeta e no nosso futuro coletivo.

  • Empresas, inventores, investidores e mercados financeiros devem gerar valor para suas instituições e sociedade por meio de inovação e práticas verdes. Como outras revoluções econômicas, o setor privado tem o poder de impulsionar a mudança mais significativa, com a escala e a velocidade necessárias.
  • Os governos devem incentivar seus cidadãos, empresas e instituições a criar e inovar, promovendo os interesses do público e criando a estrutura para um sistema econômico global equitativo e sustentável. Uma ação ambiciosa em matéria de energia verde gera uma maior segurança energética numa altura em que isso nunca foi tão importante, ao mesmo tempo que cria os resultados ambientais positivos necessários para enfrentar a crise climática.
  • Os cidadãos individuais devem pressionar por soluções sustentáveis em todos os setores, como eleitores e consumidores. A mitigação, a restauração e a adaptação às mudanças climáticas exigem a vontade coletiva e a voz das pessoas para fazer a mudança que o planeta precisa.

Como as revoluções industrial, espacial e de informação do passado, todos os setores da sociedade podem e devem desempenhar papéis importantes na revolução verde – desta vez com responsabilidades existenciais para acertar. Juntos, devemos investir em nosso planeta.

Para saber mais sobre o tema 2023, acesse https://www.earthday.org/earth-day-2023/.

Sobre EARTHDAY.ORG: A missão da EARTHDAY.ORG é diversificar, educar e ativar o movimento ambientalista em todo o mundo. Crescendo a partir do primeiro Dia da Terra (1970), EARTHDAY.ORG é o maior recrutador do mundo para o movimento ambientalista, trabalhando com mais de 150.000 parceiros em quase 192 países para construir a democracia ambiental. Mais de 1 bilhão de pessoas agora participam das atividades do Dia da Terra a cada ano, tornando-se a maior observância cívica do mundo. Saiba mais em: https://www.earthday.org.